Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vírus

Dezenas de pessoas são infectadas por novo vírus na China

Novo vírus teria sido transmitido à humanos por um mamífero

Redação Publicado em 11/08/2022, às 16h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de vírus - Foto de  Mohamed Hassan no Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de vírus - Foto de Mohamed Hassan no Pixabay

Vírus de origem animal chamado Langya henipavirus (LayV), infectou 35 pessoas em território chinês. O novo vírus já havia sido detectado em 2018, mas foi identificado formalmente recentemente. Cientistas descartam a transmissão de humano para humano.

Um pequeno mamífero de focinho pontudo, chamado musaranho seria o provável trasmissor do vírus para humanos. De acordo com um relatório publicado pelo New England Journal of Medicine (NEJM), uma revista médica americana, os infectados tiveram problemas de um função hepática e renal, além de terem desenvolvido anormalidades nas células sanguíneas.

Como repercutido pelo G1, não foi registrado nenhum caso fatal, segundo uma das autoras do relatório, a virologista Linfa Wang, da Duke-NUS Medical School de Singapura, ao Global Times. 

Transmissão entre humanos

Contribuíram para o estudo, pesquisadores da China, Singapura e Austrália. Segundo eles, são necessárias mais pesquisas para entender melhor a doença. Entre os pacientes, estão principalmente agricultores. 

Como informado na pesquisa, esses pacientes não tiveram "contato próximo" nem "exposição comum" a um patógeno, levando à conclusão de uma infecção "esporádica" em humanos. Considerando o pequeno número de casos, os cientistas consideram ser ainda cedo para pronunciar-se sobre a transmissão de humano para humano.

Entre os principais sintomas estão febre, cansaço, tosse, náusea e dor de cabeça.