Notícias » Brasil

DF: Nova espécie de peixe é revelada — e animal já é classificado como 'criticamente ameaçado'

O animal foi chamado de Characidium onca pela semelhança de cor e pintas de onças pintadas

Wallacy Ferrari Publicado em 15/03/2021, às 13h31

Nova espécie de peixe descoberta na Reserva do IBGE, em Brasília
Nova espécie de peixe descoberta na Reserva do IBGE, em Brasília - Pesquisadores IBGE/ Divulgação

Uma nova espécie de peixe foi descoberta por pesquisadores nos rios do Distrito Federal, como informou o portal G1. Nomeado como Characidium onca — em referência às escamas com pintas pretas sobre tons amarelados de onças pintadas — o animal já estava sendo analisado desde 1984 por profissionais da área.

Contudo, a descoberta já surge com um sinal de risco; extremamente sensível a alterações no ambiente, a nova espécie foi classificada como criticamente ameaçada após ser analisada em uma reserva ambiental do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com a pesquisa publicada na revista científica Neotropical Ichthyology.

Responsável pelo achado, o biólogo e servidor do IBGE Mauro Lambert Ribeiro explicou na reportagem do portal G1 a importância da descoberta em relação ao local e ao bioma: “A existência dela na reserva indica que o ambiente está equilibrado e que os espaços aquáticos estão bem preservados".

Considerado pequeno, as unidades foram localizadas no fundo do Córrego do Taquara, em Brasília, e serão observados para mais estudos.