Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Dinossauro parente do Velociraptor é identificado em novo estudo

A espécie viveu há 125 milhões de anos e seu fóssil foi encontrado por um paleontólogo amador, há 18 anos, na Inglaterra

Isabela Barreiros Publicado em 10/01/2022, às 08h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração do dinossauro Vectiraptor greeni - Divulgação/University of Bath
Ilustração do dinossauro Vectiraptor greeni - Divulgação/University of Bath

Um dinossauro que viveu há cerca de 125 milhões de anos e que é um parente do velociraptor foi identificado por pesquisadores que estavam reanalisando fósseis descobertos na Ilha de Wight, no sul da costa da Inglaterra.

O esqueleto foi encontrado pelo colecionador Mick Green em 2004, que o mostrou aos paleontólogos Megan Jacobs e Nick Longrich. Os cientistas logo perceberam que os ossos eram parecidos com os dromaeossauros, também da ordem dos raptores.

Enquanto Green teve problemas de saúde e precisou parar de atuar como paleontólogo amador, os especialistas realizaram investigaram o fóssil do dinossauro, que foi descrito em uma pesquisa publicada na revista Cretaceous Research em dezembro de 2021.

Representação artística do dinossauro / Crédito: Divulgação/University of Bath

O animal pré-histórico, que habitou o planeta durante o Cretáceo Inferior, foi batizado de Vectiraptor greeni em homenagem ao homem responsável por encontrar seus primeiros vestígios.

"Este dinossauro é incrivelmente emocionante, aumentando a enorme diversidade de dinossauros aqui na Ilha de Wight e ajudando a construir uma imagem maior do mundo do Cretáceo Inferior", afirmou Megan Jacobs, que colaborou para o estudo.

É a primeira vez que um dromaeossauro é identificado no Reino Unido. O dinossauro é conhecido por subir em árvores como fazem os leopardos modernos e por possuir grande força para atacar suas presas.