Notícias » Afeganistão

Diretor da CIA se encontra com líder do Talibã em Cabul

William Burns se encontrou secretamente com Mullah Abdul Ghani Baradar na última segunda-feira, 23, conforme jornal

Redação Publicado em 24/08/2021, às 09h32

William Burns, o diretor da CIA
William Burns, o diretor da CIA - Domínio Público/ CIA

O jornal "The Washington Post" afirmou em matéria publicada nesta terça-feira, 24, que o chefe da CIA (agência de inteligência do Estados Unidos), William Burns, se encontrou com o líder e cofundador do TalibãMullah Abdul Ghani Baradar.

Segundo a fonte, a reunião teria ocorrido em Cabul, capital do Afeganistão na última segunda-feira, 23.

Este é encontro mais importante entre o governo Joe Bidene o Talibã desde que os extremistas voltaram ao poder no país da Ásia Meridional. De acordo com o G1, Baradar liderou o acordo de paz entre o Talibã e os EUA, durante o governo Trump.

Ele chegou a ser preso no ano de 2010, em Karachi, no Paquistão, mas foi libertado oito anos depois, a pedido do bilionário americano, para que pudesse participar das negociações de paz. Além disso, nos últimos tempos, Baradar negociava um cessar-fogo com o antigo governo afegão, em Doha, no Catar.

As tropas americanas permanecerão no país até que a operação de retirada de estadunidenses e afegãos que auxiliaram os EUA seja concluída, o que pode se estender até o dia 31 deste mês. A CIA, que foi procurada pelo The Washington Post, se recusou a comentar sobre a reunião de ontem.