Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mickey Mouse

Disney não terá os direitos autorais do Mickey Mouse a partir de 2024

Mickey Mouse é o mascote da empresa há quase 100 anos

Redação Publicado em 04/07/2022, às 19h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagem Mickey de 'Steamboat Willie' se tornará de domínio público - Divulgação / Disney
Personagem Mickey de 'Steamboat Willie' se tornará de domínio público - Divulgação / Disney

O ratinho Mickey é um dos personagens mais amados e conhecidos por todo e qualquer tipo de público, o mascote da grande empresa Disney teve diversas versões, seja em filmes, desenhos, e até mesmo em produtos. Dentro de alguns anos, a primeira versão do Mickey, de “Steamboat Willie” (1928), alcançará o marco de 100 anos de publicação.

No ano de 2024, quando o personagem passará de seus 95 anos, a edição não será mais de propriedade da Disney, caindo em domínio público. Como consequência, a empresa não poderá impedir que outras empresas ou outros artistas utilizem a imagem do personagem do ratinho de “Steamboat Willie”.

A Disney conseguiu diversas vezes mudar a legislação para manter a propriedade e exclusividade do personagem, todavia, nenhum indício de que a empresa tentará fazer isso novamente foi mostrado, até então. A empresa terá que utilizar de novos argumentos para tentar manter a imagem do ratinho intacta.

A legislação

Se nada for modificado na legislação atual, a partir de 1° de janeiro de 2024, qualquer pessoa poderá usar o Mickey sem nenhum acordo de licença. Vale ressaltar, no entanto, que não é qualquer Mickey que poderá ser utilizado: somente aquele que aparece no curta-metragem “Steamboat Willie”, de 1928, segundo informações da Rolling Stone Brasil.

Nessa versão do personagem, o Mickey aparece sem as luvas brancas e em preto e branco. Alguns outros elementos, como as cores características e as luvas que conhecemos, que foram introduzidos em versões posteriores, ainda estão protegidas por mais alguns anos pela lei de copyright.