Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Divulgada 1ª imagem de estrela do telescópio James Webb, criado para fotografar o 'passado'

A invenção da NASA visa capturar imagens de galáxias antigas – incluindo as que não existem mais

Redação Publicado em 12/02/2022, às 14h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mosaico com capturas da estrela - Divulgação / NASA
Mosaico com capturas da estrela - Divulgação / NASA

A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou a primeira estrela capturada em imagem pelo telescópio espacial James Webb, através de um mosaico de fotos com diversas capturas da estrela HD 84406. A revelação da montagem ao público foi feita na tarde da última sexta-feira, 11.

A estrela HD 84406 teve sua movimentação registrada por um artefato intitulado Near Infrared Camera (NIRCam) e foi escolhida por ser facilmente identificável, inclusive por outros telescópios menos tecnológicos, como bateria de testes para registros mais distantes de nossa galáxia.

Dessa maneira, a agência consegue avaliar se deve ajustar o instrumento à distância, prevendo que nos próximos meses, forneça imagens do espaço nunca antes vistas pela população da Terra.

Apesar do tamanho e de contar com um espelho com 6,5m de diâmetro, como informa o portal G1, ele não funciona como uma máquina fotográfica normal; o que ocorre é uma leitura através da luz infravermelha, que possui longo alcance e é escaneada para gerar imagens digitais das galáxias.