Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Do desembarque ao local de exploração: a saga dos escravizados ao chegarem no Brasil

Saiba como viviam os africanos trazidos ao Brasil na época da escravidão

Redação Publicado em 14/11/2021, às 09h00 - Atualizado em 13/05/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Navio negreiro, quadro do pintor Rugendas - Domínio público / Johann Moritz Rugendas
Navio negreiro, quadro do pintor Rugendas - Domínio público / Johann Moritz Rugendas

Os escravizados que, no passado, chegaram ao Brasil por meio dos navios negreiros, sofreram de diversos males. Depois dos horrores de uma viagem em condições desumanas, os cativos teriam de se submeter a inúmeras formas de tortura em uma terra desconhecida.

Objetificados e sem direitos, eles padeceriam durante séculos, antes que, com intensa luta, conquistassem o direito à liberdade.

Mercado de escravos

Como relembrado pela Revista Recreio, assim que chegavam ao Brasil, os negros eram levados aos mercados de escravos, situados em regiões próximas aos portos. Lá, eram expostos como "peças" para serem avaliados por possíveis compradores, que poderiam ser, por exemplo, donos de engenhos de cana de açúcar.

Mercado de escravos no Recife / Crédito: Domínio público / Zacharias Wagner

Em direção ao local de trabalho

Caso o escravo chamasse a atenção de um comprador, ele era vendido e levado até seu novo local de trabalho.

Enquanto uns eram direcionados aos engenhos, outros partiam para atuar em casas de família. Havia ainda aqueles que eram levados para trabalhar na área da mineração.

Chegando em seu destino, era comum que recebessem uma marca de ferro quente no corpo, para que, desta forma, fossem facilmente identificados por seu proprietário.

Escravizados na casa do senhor, quadro de 1830 / Crédito: Domínio público / Johann Moritz Rugendas

Condições desumanas

Mas o tratamento animalizado dado aos negros que chegavam ao país não parava por aí.

Não importava a área à qual fossem designados a atuar, muitos escravizados sofriam com trabalhos intensivos, não importava o sol quente ou qualquer que fosse sua queixa, além de que recebiam alimentação extremamente precária. Suas roupas, muitas vezes feitas de pedaços de panos rasgados, contrastavam com os tecidos finos com os quais se vestiam os senhores

Na hora de dormir, os cativos também não tinham qualquer conforto, devendo seguir para as senzalas, galpões úmidos e escuros dentro dos quais eram acorrentados para evitar fugas. E, caso cometessem algum erro, eram submetidos a castigos.

Famíla brasileira sendo servida por seus escravos, século 19 / Crédito: Domínio público / Jean-Baptiste Debret

Sem liberdade de culto

Além de não terem direitos sobre seus próprios corpos, os africanos escravizados também não podiam ter sua própria religião, sendo que apenas o cristianismo, especificamente o catolicismo, era permitido. Eles ainda foram obrigados a aprender o português e a abandonar sua língua materna.

No entanto, graças ao sincretismo e às celebrações que realizavam sem o conhecimento dos senhores, suas crenças, entre outros elementos de sua cultura sobreviveram mesmo após séculos de escravidão.


+Saiba mais sobre a escravidão pelas obras disponíveis na Amazon:

Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos, 2018 - https://amzn.to/2Y0apkO

Escravidão – do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares, Laurentino Gomes, 2019 - https://amzn.to/2yFP9Gn

Ser escravo no Brasil: Séculos XVI-XIX, Kátia M. de Queirós Mattoso, 2016 - https://amzn.to/3cFWMvs

Feitores do corpo, missionários da mente, de Rafael Marquese, 2004 - https://amzn.to/356TDC7

Manual Jurídico da Escravidão: Império do Brasil, de André Barreto Campello, 2018 - https://amzn.to/2VZAeii

Escravidão e capitalismo histórico no século XIX: Cuba, Brasil e Estados Unidos, de Ricardo Salles e Rafael Marquese, 2016 - https://amzn.to/2KssujA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W