Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família Real Britânica

Documentário inédito aponta ligação de membro da Família Real com Hitler

Acordo teria sido uma manobra para personagem assumir o trono inglês

Redação Publicado em 22/03/2022, às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Edward VIII, Wallis Simpson e Adolf Hitler - Wikimedia Commons
Edward VIII, Wallis Simpson e Adolf Hitler - Wikimedia Commons

Um documentário do Channel 4 do Reino Unido, cuja data de lançamento está prevista para o dia 27 de março, mostra detalhes sobre os laços entre Edward VIII, o Duque de Windsor, e a cúpula nazista de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

Segundo reportou o jornal britânico Daily Mail, que assistiu “Edward VIII: Britain’s Traitor King” (“Edward VIII: O Rei Britânico Traidor”, em tradução livre) com exclusividade, a relação entre o tio da rainha Elizabeth II e o governo alemão da época era bastante estreita.

Isso porque o nobre teria feito acordos com Hitler e seus aliados durante encontros no ano de 1937 com o intuito de apoiar a vitória alemã e garantir o trono britânico de volta, visto que havia abdicado da coroa em dezembro de 1936, pouco menos de um ano após ser coroado. Ele enfrentava polêmica no Reino Unido em decorrência de seu casamento com a socialite americana Wallis Simpson.

Edward teria, então, negociado conselhos e informações sigilosas com os nazistas, além de ter repassado relatórios e análises sobre as fraquezas das forças armadas francesas através de um amigo próximo de nome Charles Bedaux. Os “conselhos” teriam sido usados durante a invasão alemã à França.

Outra informação revelada pelo historiador Andrew Lownie, no livro “Traitor King” (“Rei Traidor”), com previsão de lançamento para maio, que serviu de base para o documentário, foi o motivo para o duque ter sido enviado como governador local para as Bahamas.

De acordo com a obra, essa teria sido uma maneira do então primeiro-ministro britânico Winston Churchill afastar o nobre do seu envolvimento com os nazistas, retirando-o da Europa. No entanto, isso não teria adiantado, já que o tio de Elizabeth II teria continuado a colaborar com os aliados de Hitler.