Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Documentário mostra descoberta de mosaico romano com luta de centauros

'A Villa dos Centauros' mostra detalhes da descoberta de raro mosaico do Império Romano em Alcácer do Sal, em Portugal

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 03/06/2024, às 16h44 - Atualizado em 05/06/2024, às 15h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mosaico dos Centauros - Raul Losada I Portugal Romano
Mosaico dos Centauros - Raul Losada I Portugal Romano

Um raro mosaico do Império Romano com uma excepcional representação da luta de quatro centauros foi descoberto numa Villa Romana em Alcácer do Sal, em Portugal. A descoberta tem seu paralelo mais próximo a outro pavimento de mosaico que decorava a Villa Adriana, construída pelo Imperador Adriano, em Tivoli, nas imediações da cidade de Roma.

+ Mosaico romano é descoberto sob obras de supermercado na Inglaterra

A escavação arqueológica revelou um conjunto único de três mosaicos, com a representação de Centauros, Golfinhos e um Tridente, que teriam feito parte da decoração de uma Domus — a casa de um abastado proprietário romano.

Mosaico romano com a rara representação de uma luta de centauros - Raul Losada I Portugal Romano

Toda essa fabulosa descoberta e dados arqueológicos coletados durantes as escavações formaram base para o documentário 'A Villa dos Centauros', realizado pelo diretor português Raul Losada.

A produção mostra o decorrer dos trabalhos arqueológicos no sítio de Porto da Lama, onde foram descobertos os três painéis de mosaicos romanos únicos de obras de arte da cultura romana em Portugal — sendo os primeiros a serem escavados no município de Alcácer do Sal.

A Villa dos Centauros

Com a duração de apenas 25 minutos, 'A Villa dos Centauros' é narrado por Zé Valdeira e mostra a recriação arqueológica em 3D feita por César Figueiredo. O documentário ainda conta com os depoimentos de Margarida Figueiredo (arqueóloga e antropóloga responsável pela escavação do sítio arqueológico), Marisol Ferreira (arqueóloga do município de Alcácer do Sal), Ana Patrícia Magalhães (arqueóloga que estuda a presença romana no Baixo Sado) e Cátia Mourão (Historiadora de Arte e especialista em mosaico romano).

Moeda do imperador Constantino - Raul Losada I Portugal Romano

Lançado no dia 21 de outubro de 2023 no Auditório Municipal de Alcácer do Sal, 'A Villa dos Centauros' participará de dos principais festivais internacionais de documentário arqueológico.