Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Documentário sobre trajetória de Ayrton Senna chega à Netflix

Conquistando prêmios no Brasil e no mundo, a obra lançada em 2010 mergulha na vida de um dos maiores nomes do esporte brasileiro

Caio Tortamano Publicado em 06/07/2020, às 15h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O piloto brasileiro Ayrton Senna - Getty Images
O piloto brasileiro Ayrton Senna - Getty Images

Os fãs de um dos maiores nomes do esporte brasileiro podem assistir a uma das mais completas obras sobre Ayrton Senna na Netflix. O documentário Senna, lançado em 2010, conta a trajetória do piloto brasileiro na Fórmula 1, desde sua primeira corrida até a sua trágica morte.

Dirigido pelo britânico Asif Kapadia, a obra foi uma colaboração entre Brasil, Reino Unido, Estados Unidos e França. Inicialmente, a ideia do cineasta era fazer uma obra de ficção baseada na vida de Ayrton, no entanto, a família — especialmente depois de sua morte — não aprovou a ideia.

O documentário é um dos mais bem avaliados do gênero, e teve até a emissora esportiva americana ESPN envolvida na produção e nas filmagens. A obra levou o renomado prêmio BAFTA na categoria Melhor Documentário, assim como no Festival de Cinema de Sundance, na mesma categoria.

Pôster do documentário Senna / Crédito: Wikimedia Commons

Ao redor do mundo, Senna arrecadou cerca de 11 milhões de dólares, sendo um grande sucesso entre os filmes do gênero. No Brasil mesmo, ficou em primeiro lugar com facilidade entre os longas documentais, gerando bastante lucro sob o seu investimento inicial de 2,3 milhões de reais.