Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Dois dias após se casar, mulher doa rim para ex-esposa do marido

Debby Neal-Strickland, de 56 anos, fez uma escolha surpreendente ao doar o órgão para salvar a vida da ex-mulher de seu companheiro

Alana Sousa Publicado em 02/06/2021, às 14h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de uma cirurgia - Divulgação/Pixabay/Sasin Tipchai
Imagem meramente ilustrativa de uma cirurgia - Divulgação/Pixabay/Sasin Tipchai

Um caso inusitado chamou atenção na Flórida, Estados Unidos. Dois dias após se casar com Jim Merthe, Debby Neal-Strickland doou um rim para a ex-mulher de seu marido, Mylaen Merthe, de 59 anos. O caso aconteceu no final do ano passado e foi repercutido pelo G1.

Merthe lutava há anos contra uma doença renal e apenas um transplante poderia salvar sua vida; seus rins tinham funcionamento de apenas 8%. Após seu irmão ser diagnosticado como incompatível, Debby surpreendeu ao se oferecer para doar o órgão.

“Deus me disse: ‘Você é compatível e precisa fazer isso’”, disse ela em entrevista a Associated Press. "Eu simplesmente não poderia não tentar mudar isso”, enfatizou. Uma das principais razões para a decisão é que Mylaen estava prestes a se tornar avó pela primeira vez, e Debby ficou apavorada com o pensamento de que ela poderia morrer antes de ver seu neto nascer.

Então, em novembro de 2020, aconteceu o procedimento, que havia sido adiado por conta da pandemia do coronavírus. Mylaen respondeu bem ao transplante e pediu para ver Debby ao acordar. Hoje ela se recupera já em casa.

“Quando alguém precisa de um órgão, se não o consegue, provavelmente não sobreviverá. Eu sei que é algo que você tem que fazer rapidamente”, enfatiza Debby Neal-Strickland sobre a importância da doação de órgãos.