Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra Mundial

Pesquisadores encontram dois navios japoneses naufragados na Segunda Guerra Mundial

Os porta-aviões Akagi e Kaga foram afundados pelas forças americanas durante a Batalha de Midway

Fabio Previdelli Publicado em 21/10/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Porta-aviões Kaga em 1941 - Getty Imagens
Porta-aviões Kaga em 1941 - Getty Imagens

Uma equipe de arqueólogos marinhos, que vasculha os oceanos em busca de navios afundados da Segunda Guerra Mundial, encontrou dois porta-aviões japoneses que naufragaram na Batalha de Midway — um confronto aeronaval travado entre Estados Unidos e Japão em junho de 1942.

Segundo informações da BBC, o primeiro navio, o porta-aviões Kaga, foi descoberto durante expedições na semana. Já os destroços do Akagi, outro porta-aviões, foram descobertos no domingo, 20.

As buscas foram feitas com base no navio de pesquisa Petrel, que pertence ao espólio do falecido co-fundador da Microsoft, Paul Allen. A tripulação do Petrel usou um veículo subaquático autônomo (AUV) equipado com sonar, o que ajudou a identificar os locais dos Kaga e Akagi.

Parte dos destroços do Kaga / Crédito: Petrel

Ambos navios foram encontrados cerca de 5.490 metros debaixo d’água e a mais de 2 mil quilômetros ao noroeste de Pearl Harbor, dentro do Monumento Nacional Marinho Papahanaumokuakea — a maior área de conservação marinha do mundo.

Mais de 2 mil japoneses e 300 norte-americanos foram mortos no combate. Ao todo, sete navios foram afundados no confronto, sendo quatro deles japoneses. Antes do Kaga e do Akangi, apenas o USS Yorktown havia sido encontrado, em 1998.

Os historiadores consideram a Batalha de Midway uma vitória essencial dos EUA e um ponto de virada chave para os norte-americanos, lembrada como o mais importante confronto naval da Segunda Guerra Mundial.


Saiba mais sobre a Segunda Guerra:

1. A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/2Bu1z2p

2. A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2MYUgVV

3. Memórias da Segunda Guerra, de Winston Churchill (2015) - https://amzn.to/2VZqkwQ

4. A Segunda Guerra Mundial: História e estratégias, de Philippe Masson (2010) - https://amzn.to/2MB0eNq

5. Operações Secretas da Segunda Guerra Mundial, de Jesus Hernandez (2012) - https://amzn.to/2pIuDQU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.