Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Dubladores brancos deixam de fazer personagens de outras etnias em busca de representatividade

A decisão, em benefício das reivindicações dos protestos Black Lives Matter, afetou programas como Family Guy, Os Simpsons e Big Mouth

André Nogueira Publicado em 29/06/2020, às 08h00 - Atualizado às 08h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Apu (Os Simpsons) e Missy (Big Mouth) - Wikimedia Commons
Apu (Os Simpsons) e Missy (Big Mouth) - Wikimedia Commons

Alguns dubladores dos EUA, brancos, tomaram a decisão de se demitirem de seus respectivos programas de televisão em favor da contratação de pessoas compatíveis com a etnia de seus personagens. Ato ocorreu após reflexões geradas pelas manifestações antirracistas que tomam o país.

Entre os envolvidos, estão Mike Henry, que faz a voz do personagem Cleveland no seriado Uma Família da Pesada e Jenny Slate, dubladora de Missy na série da Netflix Big Mouth. A série Os Simpsons revelou que remanejará seus intérpretes (que costumam fazer a voz de mais de um personagem) para que todos os personagens não brancos (como Apu, vivido por Hank Azaria hoje) tenham dubladores de suas respectivas identidades étnicas.

Mike Henry dublava um personagem negro em Family Guy / Crédito: Wikimedia Commons

Slate, em seu Instagram, comentou que "por interpretar Missy, está realizando um ato de apagamento das pessoas negras", em referência a sua personagem, uma criança negra. Esse posicionamento parte de uma noção de que brancos vêm ocupando espaços indevidos no protagonismo de obras artísticas, reduzindo a representatividade nos maios de comunicação.