Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irã

Ebrahim Raisi: Quem assumirá o cargo após morte do presidente do Irã?

O presidente iraniano Ebrahim Raisi teve a morte confirmada por um acidente de helicóptero nesta segunda-feira, 20; quem será seu substituto?

O presidente do Irã que faleceu em acidente - Getty Images
O presidente do Irã que faleceu em acidente - Getty Images

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos em um acidente de helicóptero, conforme confirmado pelo Ministério das Relações Exteriores do país nesta segunda-feira, 20. A questão que surge agora é: Quem assumirá seu lugar?

De acordo com a Constituição iraniana, em caso de falecimento do presidente, o primeiro vice-presidente assume interinamente os poderes e funções presidenciais, com a aprovação do Líder Supremo.

A constituição também estabelece que os três chefes dos poderes da república — o vice-presidente, o presidente do parlamento e o chefe do poder judiciário — devem organizar uma eleição para escolher um novo presidente dentro de 50 dias após o vice-presidente assumir temporariamente a presidência.

O primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, precisa da aprovação do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, para assumir o cargo. Autoridades informaram anteriormente que Mokhber estava a caminho do local onde ocorreu o acidente de helicóptero do presidente.

O líder supremo do Irã atua como a autoridade final em questões internas e externas da República Islâmica, superando os poderes do presidente, segundo a CNN Brasil.

Diferentemente de seu antecessor, o ex-presidente moderado Hassan Rouhani, Raisi manteve uma estreita aliança com Khamenei. Muitos iranianos acreditavam que Raisi seria o próximo líder supremo quando Khamenei morresse.