Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito Antigo

Saiba como fazer um 'rolê' virtual no Salão Tutancâmon do Museu Egípcio

Nessa experiência online, você pode ver os principais objetos do faraó-menino mais famoso do mundo

André Nogueira / Atualizado por Alana Sousa Publicado em 03/06/2020, às 13h06 - Atualizado em 04/11/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Salão Tut, busto do faraó menino - Divulgação/Virtual Mid West
Salão Tut, busto do faraó menino - Divulgação/Virtual Mid West

O Ministério do Turismo e de Antiguidades do Egito lançou um curioso tour virtual em junho de 2020. A medida fez parte da série de digitalizações feitas pelo governo na campanha de divulgação de acervos e monumentos durante a pandemia de coronavírus no mundo.

Nesse guia, o órgão apresentou o Salão Tutancâmon do Museu Egípcio de Tahir, onde as peças do rei repousavam antes de serem transferidas para o Grande Museu Egípcio.

Entrada do Salão, com o nome de Tutancâmon na porta / Crédito: Divulgação/ Ministério do Turismo e de Antiguidades do Egito

Durante a visita on-line, é possível ver os sarcófagos do faraó, assim como sua máscara funerária, amuletos, joias, e outros objetos. Nas adjacências do salão, existe também a possibilidade de visualizar outras peças do cômodo principal do museu, com os mais diversos monumentos do Egito Faraônico.

O local de sepultamento do Rei Tut, de onde vieram muitas das peças, surpreendeu os arqueólogos ao ser encontrado intacto em 1922, por ser bastante pequeno e repleto de traços de improviso.

Com peças diversas, mas muitas delas falhas nas tradições egípcias (ushabtis com interferências, peças emprestadas, mesas com marcas de que foram montadas no interior do salão, etc.), o enterro de Tutancâmon foi pouco ortodoxo, em termos de patrimônio.

Planta de locais acessíveis nesse tour / Crédito: Divulgação/ Ministério do Turismo e de Antiguidades do Egito

O Museu Egípcio em Gizé, para onde foram transferidos todos os acervos de Tutancâmon, deveria ter sido inaugurado ainda em 2020, mas as crises criadas pela pandemia da Covid-19 impediram o pleno funcionamento das obras e da divulgação.

O local é instituição com o maior acervo de arqueologia egípcia do mundo. 

Você pode conferir o tour aqui!


+Saiba mais sobre o Egito Antigo em grandes obras disponíveis na Amazon Brasil

O Livro dos Mortos do Antigo Egito, de E. A. Wallis Budge (2019) - https://amzn.to/2vzXF8o

Egito Antigo, de Stewart Ross (2005) - https://amzn.to/2vzQa1b

Desvendando O Egito, de Sergio Pereira Couto (2008) - https://amzn.to/3aZcz8l

As Dinastias do Antigo Egito, de Charles River Editors (2019) - https://amzn.to/2u7EjXV

Monotheismus Und Kosmotheismus: Agyptische Formen Eines 'Denkens Des Einen' Und Ihre Europaische Rezeptionsgeschichte, de Jan Assmann (1993) - https://amzn.to/385In98

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W