Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Eleição no Brasil é 'modelo', diz porta-voz dos EUA

Fala rebate afirmação de Bolsonaro de que as urnas eletrônicas não são seguras

Redação Publicado em 21/07/2022, às 07h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro e Joe Biden durante encontro nos EUA - Getty Images
Jair Bolsonaro e Joe Biden durante encontro nos EUA - Getty Images

Um porta-voz do governo dos Estados Unidos reafirmou na quarta-feira, 20, o  posicionamento do país frente às declarações de Bolsonarode que as eleições no Brasil não seriam seguras. Para Ned Price, o processo eleitoral brasileiro deve ser considerado um modelo pelos demais países.

"Eleições vêm sendo conduzidas pelo sistema eleitoral brasileiro, capacitado e já testado, e pelas instituições democráticas com sucesso por muitos anos, então ele é um modelo para nações deste hemisfério e além", disse o porta-voz do Departamento de Estado durante pronunciamento à imprensa em Washington.

"Como um parceiro democrático do Brasil, vamos acompanhar as eleições de outubro com grande interesse e expectativa total de que sejam conduzidas de forma livre, justa e confiável, com todas as instituições agindo segundo seu papel constitucional”, afirmou, segundo informações do Estadão.

Fala a embaixadores

O presidente Jair Bolsonaro, reunido com 70 embaixadores em Brasília questionou a segurança das urnas eletrônicas e a transparência das eleições na última segunda-feira, 18. Entre os participantes da reunião estava Douglas Koneff, o encarregado de negócios e atual chefe da representação norte-americana no Brasil.

Segundo Ned Price, os Estados Unidos vêm tratando do tema das eleições no Brasil desde o ano passado, sendo que o presidente Bolsonaro ouviu do próprio Joe Biden, em junho, que eles esperam que o resultado das eleições seja respeitado. Além disso, o chefe de Estado americano ainda teria dito que confia no uso de urnas eletrônicas.