Notícias » Estados Unidos

Eleições EUA: “Não importa quem chega e quem parte”, garante líder do Irã sobre relação entre países

Ali Khamenei, líder supremo do Irã, fez discurso na última terça afirmando que resultado das eleições estadunidenses não afetará a diplomacia entre as duas potências

Ingredi Brunato Publicado em 03/11/2020, às 15h12

Fotografia de Ali Khamenei
Fotografia de Ali Khamenei - Wikimedia Commons

Nessa terça-feira, 3, o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, disse em discurso que a relação entre Teerã (capital do país e sede do governo) e a Casa Branca americana não mudará com o resultado das eleições norte-americanas, onde concorrem Donald Trump, que é o atual presidente, e o candidato democrata Joe Biden

"Nossa política para os Estados Unidos foi estabelecida com clareza e não muda com o movimento de indivíduos. Não importa quem chega e quem parte", afirmou o líder iraniano, em mensagem que foi transmitida pelo canal de televisão estatal. Vale mencionar que essa terça, justamente, é o aniversário da captura da embaixada americana no Teerã. 

Até o momento, Biden e Trump manifestaram posicionamentos diferentes em relação à maneira de administrar as relações diplomáticas com o Irã. Enquanto o primeiro falou em voltar ao acordo nuclear feito em 2015 entre seis potências mundiais, entre elas o país asiático, o segundo foi quem tomou a iniciativa de, na época, abandonar o acordo. 

Javad Zarif, ministro iraniano de Relações Exteriores, informou em uma entrevista à CBS na última segunda, 2, que até queria que os EUA fizessem esse retorno ao acordo, porém isso não significaria uma renegociação do mesmo. “Se quiséssemos fazer isso (renegociar), nós o teríamos feito com o presidente Trump quatro anos atrás”.