Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Realeza

Elizabeth II diz que Camilla, esposa de Charles, será Rainha Consorte

Em carta divulgada aos súditos, a monarca refletiu sobre o futuro da monarquia britânica

Redação Publicado em 05/02/2022, às 20h06 - Atualizado às 20h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Camilla ao lado de Elizabeth II - Getty Images
Camilla ao lado de Elizabeth II - Getty Images

No aniversário de 70 anos de seu reinado na Inglaterra, Elizabeth II falou sobre o futuro da monarquia britânica em uma carta divulgada ao público, conforme repercutido pela CNN Brasil.

Aos 95 anos, a monarca disse que Camilla Parker Bowles, atual duquesa de Cornualha, se tornará rainha ao lado de Charles, filho de Elizabeth e o próximo na linha de sucessão ao trono. 

(...) E quando, no devido tempo, meu filho Charles se tornar rei, eu sei que vocês darão a ele e a sua esposa Camilla o mesmo apoio que me deram; e é meu sincero desejo que, quando vier o tempo, Camilla será conhecida como Rainha Consorte ao continuar seu próprio e leal serviço", diz Elizabeth II.

'Rainha Consorte'

Na carta assinada por Elizabeth, a monarca menciona o apoio que o público dará ao primogênito e sua esposa, Camilla, que será 'conhecida como Rainha Consorte ao continuar seu próprio e leal serviço'. 

“Amanhã, 6 de fevereiro, marca o 70º aniversário de minha ascensão em 1952. É um dia que, mesmo após 70 anos, eu ainda lembro muito como a morte de meu pai, rei George VI, como o início de meu reinado.

Com a marca desse aniversário, é com muito prazer que eu renovo a vocês o juramento que eu dei em 1947 de que minha vida seria sempre dedicada ao seu serviço.

À medida que eu olho adiante com um senso de esperança e otimismo para o ano de meu Jubileu de Platina, eu sou relembrada de tudo a que devo ser grata. Estas últimas sete décadas viram extraordinário progresso socialmente, tecnologicamente e culturalmente que nos beneficiou a todos; e eu estou confiante que o futuro vai oferecer oportunidades similares a nós, especialmente às gerações mais jovens no Reino Unido e na Commonwealth.

Eu sou afortunada por ter tido o apoio firme e amoroso de minha família. Eu fui abençoada por ter tido no príncipe Philip um parceiro disposto a carregar o papel de consorte de maneira altruísta, fazendo os sacrifícios necessários. É um papel que eu vi minha mãe desempenhar a vida toda durante o reinado de meu pai.

Este aniversário também me dá tempo para refletir sobre a boa vontade demonstrada a mim pelos povos de todas as nacionalidades, religiões e idades neste país e por todo o mundo durante esses anos. Eu gostaria de expressar meus agradecimentos a todos pelo seu apoio. Eu permaneço eternamente grata, e humilde, pela lealdade e afeição que vocês continuam a me dar.

E quando, no devido tempo, meu filho Charles se tornar rei, eu sei que vocês darão a ele e a sua esposa Camilla o mesmo apoio que me deram; e é meu sincero desejo que, quando vier o tempo, Camilla será conhecida como Rainha Consorte ao continuar seu próprio e leal serviço.

E enquanto eu continuo esperando a servi-los com todo o meu coração, eu espero que este Jubileu reúna famílias e amigos, vizinhos e comunidades — depois de tempos tão difíceis para alguns de nós — para aproveitar as celebrações e refletir nos desenvolvimentos positivos de nossas vidas diárias que tão alegremente coincidiram com meu reinado.

Sinceramente, Elizabeth”.