Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Elizabeth II envia mensagem para família do veterano Tom Moore, que morreu aos 100 anos

Moore emocionou internautas no ano passado quando arrecadou dinheiro para combater a pandemia

Redação Publicado em 03/02/2021, às 17h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth II ao lado de Tom Moore - Divulgação/Vídeo/G1
Elizabeth II ao lado de Tom Moore - Divulgação/Vídeo/G1

A morte do veterano de guerra Tom Moore na última terça-feira, 2, após complicações causadas pela covid-19 gerou diversas reações ao redor do mundo.

Aos 100 anos, o ex-combatente emocionou internautas no ano passado quando iniciou uma campanha que tinha como objetivo arrecadar dinheiro para ajudar o sistema de saúde do Reino Unido diante da pandemia do novo coronavírus.

"É com grande tristeza que anunciamos a morte de nosso querido pai, o capitão Sir Tom Moore", disseram suas filhas em um comunicado para a imprensa. Moore estava internado desde a amanhã da última segunda-feira, 1, quando foi encaminhado até Bedford Hospital, em Bedfordshire. “Ele estava em casa conosco até hoje, quando precisou de ajuda adicional para respirar”, relatou a filha de Moore, Hannah, nas redes sociais. 

Naquele momento, porém, Tom ainda não precisava de cuidados especiais. Entretanto, seu estado de saúde parece ter mudado nessas 24 horas. "O último ano da vida de nosso pai foi nada menos do que notável. Ele foi rejuvenescido e experimentou coisas que sempre sonhou", disseram suas filhas. 

"Embora tivesse estado em tantos corações por pouco tempo, ele foi um pai e avô incrível e permanecerá vivo em nossos corações para sempre”, completaram. 

Por conta de uma pneumonia, o veterano não pôde receber a vacina contra o vírus, algo que já está acontecendo com idosos com a idade bem avançada no país.  

Uma das pessoas que se manifestaram sobre o óbito do senhor foi a monarca Elizabeth II.Lilibet mandou um comunicado privado aos familiares de Tom, onde sentiu a morte do veterano de guerra.

“Sua Majestade gostou muito de conhecer o capitão Sir Tom e sua família em Windsor, no ano passado. Os pensamentos dela, e os da família real, estão com eles, reconhecendo a inspiração que ele forneceu para toda a nação e outras pessoas em todo o mundo”, disse um porta-voz do Palácio de Buckingham à BBC.

A trajetória 

Em abril do ano passado, Tom Moore conseguiu arrecadar 38,9 milhões de libras (equivalente a R$ 285 milhões) para o Serviço Nacional de Saúde (NHS). Na ocasião, seu país passava pelo primeiro lockdown e Tom ainda não havia completado seu centésimo aniversário. 

Para celebrar mais um ano de vida, e ainda angariar fundos para o combate à pandemia, ele decidiu que completaria 100 voltas em torno de seu jardim — fazendo 10 contornos por dia, apenas com a ajuda de seu andador. 

Sobre o valor que conseguiu arrecadar, ele declarou:"Eu acho isso absolutamente enorme. Em nenhum momento em que começamos com este exercício, prevíamos que teríamos algo parecido com esse tipo de dinheiro”, disse em entrevista à BBC na época.

"Isso apenas mostra que as pessoas têm uma consideração tão alta por assuntos do nosso Serviço Nacional de Saúde e é realmente incrível que as pessoas tenham pago tanto dinheiro.”  

Condecoração

Na véspera de completar mais um ano de vida, uma campanha, que teve a BBC britânica como parceira, fez com que Tomrecebesse mais de 125 mil cartas de agradecimentos e congratulações por seu aniversário. 

Moore recebeu tantas cartas que precisou da parceria municipal para abriga-las na Bedford School, próxima à residência dele. Ocupando boa parte do pátio e do auditório do colégio, as principais cartas foram selecionadas por voluntários que as posicionaram em diversos pontos do edifício. 

Já no segundo semestre, em reconhecimento aos seus esforços para arrecadar dinheiro aos britânicos — e também ao modo que sua história alegrou e motivou centenas de pessoas ao redor do mundo —, o veterano recebeu da rainha Elizabeth II o título formal de “sir”, a agradecendo com um singelo e emocionado “muito obrigado”. 

++Saiba mais sobre a saga do veterano clicando aqui.