Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Elizabeth II envia seus parabéns a Barbados por país se tornar uma república

A rainha deixou de ser chefe de Estado do território, que rompeu vínculos com o Reino Unido

Isabela Barreiros Publicado em 30/11/2021, às 09h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II e Sir Elliott Belgrave de Barbados em 2016 - Getty Images
Rainha Elizabeth II e Sir Elliott Belgrave de Barbados em 2016 - Getty Images

Barbados está se tornando uma república após romper por completo seus vínculos com o Reino Unido e destituir a rainha Elizabeth II como chefe de Estado. O país é uma ex-colônia britânica que conquistou sua independência em 1966.

Em ocasião da mudança de governo do território, a monarca britânica enviou uma mensagem à presidente eleita, Sandra Mason, parabenizando Barbados pela conquista, fazendo “calorosos votos de felicidade, paz e prosperidade no futuro”.

O príncipe Charles foi enviado à ilha caribenha para participar da cerimônia de posse da presidente, que irá substituir Elizabeth IIcomo chefe de Estado, segundo relata o jornal britânico The Guardian.

“Por esta ocasião significativa e por sua posse como o primeiro presidente de Barbados, estendo meus parabéns a você e a todos os barbadianos”, afirmou a rainha.

“Visitei seu belo país na véspera da independência, no início de 1966, e estou muito feliz que meu filho esteja com você hoje. Desde então, o povo de Barbados ocupou um lugar especial em meu coração; é um país que tem o orgulho de sua cultura vibrante, suas proezas esportivas e sua beleza natural, que atrai visitantes de todo o mundo, incluindo muitas pessoas do Reino Unido”, continuou.

A monarca escreveu: “Ao longo dos anos, nossos países têm desfrutado de uma parceria baseada em valores comuns, prosperidade compartilhada e estreita colaboração em uma ampla gama de questões, incluindo trabalhos recentes sobre mudança climática. Também é uma fonte de grande satisfação que Barbados continue sendo um participante ativo dentro da Commonwealth, e aguardo com expectativa a continuação da amizade entre nossos dois países e povos”.

“Ao comemorar este dia importante, envio a você e a todos os barbadianos meus mais calorosos votos de felicidade, paz e prosperidade no futuro. Elizabeth R”, finalizou.