Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Realeza

A rainha Elizabeth é descendente do profeta Maomé, afirma genealogista

E isso confirma um estudo britânico bem mais antigo

Fábio Marton Publicado em 09/04/2018, às 11h59 - Atualizado às 15h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rainha e o verde do Islã: relação? - publicdomainimages.com
A rainha e o verde do Islã: relação? - publicdomainimages.com

Um estudo de 43 gerações da família real britânica, publicado pelo historiador marroquino Abdelhamid Al-Aouni, deu o que falar na Grã-Bretanha. Publicado no jornal marroquino Al-Ousboue e repercutido pirmeiro pela Economist, diz que a rainha Elizabeth II — e, por conseguinte, toda a família real britânica — descende do profeta Maomé. 

Aouni encontrou o ramo a partir de Fatima, a filha mais nova (ou filha única, segundo os xiitas) do profeta Maomé. Casando-se com o primo dele, Ali, deu origem a uma das mais prestigiadas (e numerosas) linhagens do mundo islâmico: a dos sayyid, os descendentes do Profeta, que hoje somam dezenas de milhões.

Segundo o estudo, tudo começa na Idade Média. A linhagem vem de uma princesa islâmica, Zaida, que era uma sayyida (o feminino de sayyid) e fugiu de Sevilha para a corte do rei Afonso VI (1040-1109). A princesa se converteu, mudou seu nome para Isabel e casou-se com o monarca. Uma de suas descdentes terminou por se casar com o Conde de Cambridge, trazendo os genes do Profeta para a nobreza britânica. 

Não é realmente tão controverso: em 1986, um estudo da Burke's Peerage, importante guia genealógico britânico, já afirmava que a rainha era descendente de Zaida. A principal dúvida levantada é de que Zaida tenha sido adotada numa família sayyid, sem ser descendente ela própria.

Vem, porém, num momento em que o sentimento contra imigrantes, principalmente islâmicos, é parte do que levou ao Brexit.

Al-Auoni, o historiador maquino, é bem mais otimista. Segundo ele, o estudo "Constrói uma ponte enter duas religiões e reinos."