Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família Real Britânica

Elizabeth II não mandará armas medievais para exposição russa

A rainha britânica aderiu ao boicote internacional e negou o empréstimo da coleção real de armas do século 17

Redação Publicado em 17/03/2022, às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II e capacete da coleção - Getty Images / Royal Armouries Collections
Rainha Elizabeth II e capacete da coleção - Getty Images / Royal Armouries Collections

A rainha Elizabeth II se negou a enviar uma coleção real de armas medievais para uma exposição que ocorrerá no Museu do Kremlin, em Moscou, na Rússia, seguindo a decisão de um boicote internacional ao país.

“A decisão de adiar o empréstimo de três espadas da Royal Collection para os Museus do Kremlin em Moscou foi tomada em meados de fevereiro”, informou um porta-voz do Royal Collection Trust, não dando mais detalhes.

O empréstimo havia sido autorizado no ano passado, conforme informou o jornal britânico The Guardian, e a exposição foi bancada pelo oligarca russo Alisher Usmanov. Com a invasão do país à Ucrânia em 24 de fevereiro, a autorização foi revogada.

A exposição ‘The Duel: from Trial by Combat to a Noble Crime’ deveria ter começado em 4 de março, mas foi adiada e uma nova data ainda não foi divulgada. Inúmeros museus britânicos cancelaram a autorização de peças para o projeto.

“O cerne do projeto está na reunião de peças de vários museus europeus, forçados a retirá-las em decorrência da situação geopolítica”, explicou a instituição por meio de um comunicado.