Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Elizabeth II pode se tornar a segunda monarca com mais tempo no cargo

Em questão de semanas, a rainha da Inglaterra, que já ocupa o terceiro lugar, pode ultrapassar um marco histórico

Wallacy Ferrari Publicado em 09/05/2022, às 15h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth II em evento aberto - Getty Images
Elizabeth II em evento aberto - Getty Images

Nesta segunda-feira, 9, a rainha Elizabeth II atingiu um marco histórico ao ultrapassar Johann II de Liechtenstein e se tornar a terceira monarca com reinado mais longo da história mundial. Contudo, o registro já pode emendar com um próximo marco que pode ser batido em questão de semanas.

Se continuar no cargo pelos próximos 34 dias, ela se tornará a segunda do ranking de maiores reinados e ultrapassa o rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, que ocupou o trono máximo do país por 70 anos e 126 dias. Elizabeth também bateu os 70 anos de governo, mas ainda tem 92 dias.

A distância para o primeiro lugar dos monarcas mais longevos é ainda maior; quem ocupa a liderança é o rei Luís XIV, que assumiu o cargo máximo da França em 1643 com apenas 5 anos de idade, aposentando a coroa apenas no momento de sua morte, os 76 anos em 1715. Com isso, seu governo tem o tempo estimado em 72 anos e 110 dias.

Sem festejo

Elizabeth já é a monarca mais antiga da história do Reino Unido e superou a tataravó Vitória em setembro de 2015. Este ano, não houve uma cerimônia específica para festejar o Jubileu de platina da monarca, que completou 70 anos de reinado em fevereiro, em decorrência dos problemas de saúde recentemente relatados pelo Palácio de Buckingham.