Notícias » Família real britânica

Elizabeth II usa broche com 'referência' a princesa Diana em reunião virtual

A peça do século 19 já havia sido utilizada pela rainha em ocasião trágica, em 1997

Alana Sousa Publicado em 21/07/2021, às 13h00

Rainha Elizabeth II e princesa Diana no Palácio de Buckingham em 1981
Rainha Elizabeth II e princesa Diana no Palácio de Buckingham em 1981 - Getty Images

Na última sexta-feira, 16, a rainha da Inglaterra Elizabeth II participou de uma reunião com jovens apoiados pela instituição Queen’s Commonwealth Trust e um detalhe chamou atenção. Trata-se de um broche que está na família real britânica desde o século 19 e é usado pela monarca apenas em ocasiões especiais.

A peça foi herdada pela soberana da rainha Vitória e é um dos três broches mais estimados da monarquia europeia. Além da reunião virtual, na qual a rainha usou um colar de pérolas e o boche brilhante, ela havia escolhido o apetrecho para utilizar no funeral da princesaDiana, em 1997.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Royal Family (@theroyalfamily)

 

O mesmo acessório foi escolhido por Elizabeth em 2015, para o evento em que recebeu o título de monarca com mais tempo de trono da história da Grã-Bretanha. Segundo repercutiu o Express, na época, a rainha queria passar a intenção de que “o trio de joias será para sempre associado a rainhas de longa data”.

Sarah Ferguson, a esposa do príncipe Andrew, também já emprestou o broche para participar da competição esportiva anual escocesa.

Sobre Elizabeth II

A Rainha Elizabeth II é uma das figuras mais icônicas da atualidade — e da História. Com quase uma centena de anos, aos 94 anos, ela é a monarca que está ocupando a mais tempo o trono do Reino Unido e de mais 15 estados independentes.

Quando a Segunda Guerra Mundial se iniciou, Elizabeth tinha apenas 13 anos de idade. Já nos estágios finais do conflito, a futura rainha, na época com 19 anos, decidiu atuar no serviço militar britânico, como motorista e mecânica.

14 primeiros-ministros já acompanharam a monarca no poder da Grã-Bretanha ao longo de sua extensa vida. Com quase um século de vida, Lilibet já presenciou diversos momentos históricos marcantes como a Segunda Guerra Mundial e a Corrida Espacial.