Notícias » Ásia

Em área de fronteira disputada, tropas da China e Índia entram em conflito novamente

De acordo com a mídia indiana, os novos confrontos deixaram feridos em ambos os lados

Penélope Coelho Publicado em 25/01/2021, às 09h25

Tropas indianas e chinesas se enfrentando na disputada pela fronteira do Himalaia
Tropas indianas e chinesas se enfrentando na disputada pela fronteira do Himalaia - Getty Images

De acordo com informações publicadas nesta segunda-feira, 25, pela BBC, tropas indianas e chinesas que disputam o território da fronteira do Himalaia, entraram em conflito novamente na última quarta-feira, 20.

Segundo revelado na publicação, a mídia indiana informou que soldados de ambos os lados ficaram feridos. De acordo com a imprensa da Índia, o mais recente conflito aconteceu em Naku La, ao norte de Sikkim, após uma patrulha chinesa ter supostamente tentado entrar na região.

Ainda segundo a reportagem, o lado indiano afirmou que a confusão foi contida e que não houve tiros. Já a China informou que está “comprometida com a manutenção da paz” na diminuição dos conflitos.

Contudo, não é bem isso que os últimos relatórios sobre as disputas territoriais revelam, de acordo com o último levantamento, a BBC informou que ambas as tropas ainda se enfrentam em diversos pontos de conflito na área contestada pelos países. Sabe-se que o território em questão, já é disputado há décadas pelas nações, já que grande parte da fronteira de 3.440 km não foi bem definida.