Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bizarro

Em cerimônia tradicional ritualística, prefeito mexicano se casa com jacaré

A bizarra situação ocorreu durante evento na pequena cidade de San Pedro Huamelula

Wallacy Ferrari Publicado em 02/07/2022, às 13h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Prefeito casando com jacará - Divulgação/Telecinco
Prefeito casando com jacará - Divulgação/Telecinco

Na pequena cidade de San Pedro Huamelula, no México, o prefeito Victor Hugo Sosa fez questão de integrar uma festa típica da região, contando com muita música e pratos típicos. Contudo, o ponto alto do festejo costuma ser visto com estranheza por quem vem de fora; um jacare é imobilizado para servir de noiva em um casamento fictício.

Na última semana, foi o prefeito quem se disponibilizou a fazer par com o réptil, o carregando até o altar pelos braços, devidamente decorado com uma tiara e véu. O focinho do animal foi amarrado levemente para evitar ataques, ainda mais pelo fato de que, protocolarmente, o noivo deve beijar o jacaré na boca para selar as núpcias.

De acordo com o portal UOL, o ritual remonta a séculos pré-hispânicos, de maneira a solicitar ajuda divina pela generosidade da natureza, principalmente para favorecer a agropecuária local e, principalmente, as atividades de pesca: "Pedimos à natureza chuva suficiente, comida suficiente, para que tenhamos peixes no rio", explicou Sosa.

Hoje em dia, a cerimônia ritualística aderiu a hábitos da espiritualidade católica, com o jacaré sendo fantasiado de noiva conforme preceitos cristãos, com roupas brancas e acompanhada de um homem.