Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Em comemoração aos 90 anos do Cristo Redentor, monumento passará por restauração

Uma equipe de especialistas trabalhará para o tratamento preventivo do cartão-postal do Rio de Janeiro

Penélope Coelho Publicado em 27/10/2020, às 11h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua do Cristo Redentor, localizada no Rio de Janeiro - Wikimedia Commons
Estátua do Cristo Redentor, localizada no Rio de Janeiro - Wikimedia Commons

Pensando no aniversário do famoso monumento carioca, o Cristo Redentor, especialistas iniciaram nesta terça-feira, 27, um projeto para restaurar a estátua, que completará 90 anos em 12 de outubro de 2021. As informações são do portal de notícias G1.

De acordo com a publicação, o projeto Cristo 90 anos, comandado pelo Santuário Cristo Redentor, conta com uma equipe de especialistas, alpinistas, escultores e geólogos, a fim de identificarem aspectos que podem colocar em risco a integridade do cartão-postal do Rio de Janeiro. Depois de realizarem estudos e pesquisas, um plano para a preservação foi traçado.

O foco da reforma será para manter o formato original do Cristo Redentor, evitar que a materialidade se perca, prevenindo acidentes. Na primeira etapa da obra, os trabalhadores realizarão a construção de um andaime multidirecional que contará com uma escada modular, para que o interior da escultura seja acessível.

A arquiteta Cristina Ventura, revelou ao G1 que alguns danos foram identificados na estátua, provavelmente em decorrência de raios, ou corrosão de ferragem, e agora devem ser analisados na restauração. Sabe-se que a obra segue todos os padrões exigidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR).