Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Em defesa dos indígenas, Parlamento Europeu envia carta a Bolsonaro

O documento, assinado por 50 deputados, foi encaminhado na última quinta-feira, 9

Redação Publicado em 14/09/2021, às 11h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente Bolsonaro - Getty Images
O presidente Bolsonaro - Getty Images

O Parlamento Europeu enviou, na semana passada, uma carta ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na qual trata da violência contra os indígenas brasileiros praticada pelo atual governo. Segundo a revista Rolling Stone, além de alertar sobre essa questão, o texto ainda afirma que as ações do líder ameaçam a floresta amazônica.

Conforme informações do O Globo, o documento assinado por 50 deputados foi enviado na última quinta, 9, e aborda tanto o roubo de terras indígenas, como os recordes de desmatamento na Amazônia durante a gestão do presidente. Segundo a fonte, desde que Bolsonaro assumiu o cargo, o problema aumentou em 85%.

"Cientistas alertam que estamos nos aproximando rapidamente do 'ponto de inflexão' da Amazônia, quando a floresta tropical não produzirá mais chuva suficiente para se sustentar. Em vez disso, a Amazônia entrará em um ciclo de degradação que lançará bilhões de toneladas de carbono em nossa atmosfera", diz um trecho da mensagem

A carta ainda cita o projeto de lei 490, que pretende abrir terras indígenas para mineração e também para o agronegócio de grande porte: "Enquanto isso, planos para megaprojetos como a ferrovia Ferrogrão deslocarão comunidades indígenas a serviço de lucros corporativos multinacionais", diz outro trecho.