Notícias » Estados Unidos

Em entrevista coletiva, Joe Biden afirma que irá ajudar a “reconstruir Gaza”

O presidente dos Estados Unidos apoia uma solução de dois Estados

Redação Publicado em 22/05/2021, às 07h48

Joe Biden, presidente dos EUA
Joe Biden, presidente dos EUA - Adam Schultz/Wikimedia Commons

De acordo com informações da agência de notícias AFP, publicadas pelo UOL, na última sexta-feira, 21, o presidente dos Estados Unidos,Joe Biden, falou sobre a situação entre israelenses e palestinos, durante uma entrevista coletiva na Casa Branca.

Na ocasião, Biden prometeu que irá reunir esforços para “reconstruir Gaza”. Contudo, o presidente reiterou que só há uma solução para o fim dos conflitos: "Mas eu digo a vocês que há uma mudança. A mudança é que ainda precisamos de uma solução de dois Estados. É a única resposta, a única resposta", reiterou o democrata.

A fala de Joe refere-se ao Estado palestino soberano ao lado de Israel e Jerusalém como capital compartilhada. A ideia é defendida há décadas pela diplomática internacional, a fim de que os conflitos na região cheguem ao fim, contudo, nunca foi aceita.

Ontem, 20, Israel e o Hamas entraram em um acordo de cessar-fogo, após semanas de confrontos violentos que deixaram mais de 240 pessoas mortas, em sua maioria palestinos.


Sobre Joe Biden 

No dia 7 de novembro, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição. 

O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC apontaram a vitória do democrata.

Joe Biden não apenas será responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também baterá um recorde do antecessor: Será o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos. Trumpjá havia declarado vitória no dia 4 de novembro, antes mesmo do encerramento da apuração.

Formado em história, ciência política e direito, Biden atuou por algum tempo como advogado antes ir para a área da política. Ele foi um senador bem-sucedido, certa vez tendo até seis mandatos consecutivos. 

As duas últimas vezes que tentou concorrer à presidência, não teve sucesso. Foi nessa segunda tentativa, inclusive, que ele se aproximou de Barack Obama, e os dois políticos acabaram formando a chapa que venceu as eleições de 2008 nos Estados Unidos. Biden foi o vice de Obama durante seus dois mandatos.