Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Zelensky

Zelensky diz que Ucrânia não vai desistir de terras para selar paz: 'É a nossa terra'

Zelensky, presidente ucraniano, afirmou que a concessão de terras está fora de cogitação

Redação Publicado em 08/07/2022, às 19h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zelensky durante evento, na Irlanda - Getty Images
Zelensky durante evento, na Irlanda - Getty Images

Na última quinta-feira, 7, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que o país não está disposto a ceder nenhuma de suas terras para a Rússia e que se mantém firme que uma concessão de território ucraniano não fará parte de nenhuma negociação diplomática para talvez acabar com o conflito.

Em entrevista exclusiva ao 'The Situation Room', da CNN, Zelensky comentou que “Os ucranianos não estão prontos para doar suas terras, para aceitar que esses territórios pertencem à Rússia. Esta é a nossa terra”. O presidente ainda ressaltou que pretende provar isso.

Ainda segundo o site, alguns oficiais da Casa Branca estão perdendo a confiança de que a Ucrânia irá recuperar as terras que perdeu para a Rússia, ainda que tenham ajuda de armamentos mais pesados e sofisticados que os países aliados pretendem fornecer a Kiev.

Pequenos avanços

De acordo com Zelensky, Kiev recuou para evitar perdas em massa de tropas e admitiu que a Rússia controla “quase toda a região de Luhansk”. Além disso, é enfatizado que as tropas estão agora “lutando nos arredores desta região”.

Eu nem entendo o que exatamente eles estão controlando lá. Eles arruinaram cidades, escolas. Eles são os ocupantes dos escombros?”, disse Zelensky.

O presidente ucraniano também expressou gratidão pelo apoio militar que o país recebeu dos Estados Unidos, tanto com o fornecimento de armas e tecnologias quanto de influência em outros países.