Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Em Florianópolis, dunas invadem residências, que precisaram ser interditadas

Segundo a Defesa Civil, as famílias deixaram as casas e a realocação da areia deve ser feita nos próximos dias

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/07/2021, às 13h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das casas interditadas em Florianópolis - Divulgação/Defesa Civil
Uma das casas interditadas em Florianópolis - Divulgação/Defesa Civil

Dunas de areia invadiram duas casas no bairro Ingleses, na região norte da cidade de Florianópolis. As residências tiveram que ser interditadas pela Defesa Civil devido ao avanço da areia, como informou o G1.

A estrutura de uma das moradias sofreu danos pelo peso da areia e apresenta rachaduras visíveis. Marcos Alberto Leal, agente da Defesa Civil, explicou que a outra casa não foi comprometida, mas que foi interditada por prevenção. 

"São dunas de movimento, então, quando vem o vento, elas se deslocam com intensidade. Se não houver intervenção, ao longo do tempo elas [as dunas] ocupam os espaços que existem", afirmou.

Areia invade casa em Florianópolis / Crédito: Divulgação/Defesa Civil

O peso da areia nas casas causa constante preocupação nos agentes da Defesa Civil, que informaram que o trabalho de monitoramento será realizado até que a realocação da areia seja feita. Os estudos para esse procedimento será feito nos próximos dias.

As autoridades ressaltaram que a areia será levada à área central das dunas para aumentar a proteção da região. As famílias foram retiradas das residências e estão em casas de pessoas conhecidas após auxílio da Assistência Social da cidade.

As dunas de areia invadiram o bairro e cobriram um pedaço da rua Fermino Manoel Zeferino, além das duas casas.