Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tragédia

Em fogo cruzado de pistoleiros e traficante, turista holandesa é morta na Colômbia

A mulher morreu no hospital, no que é considerada a “Amazônia colombiana”

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 16/06/2022, às 18h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cidade de Leticia, na Colômbia - Divulgação / Google
Cidade de Leticia, na Colômbia - Divulgação / Google

Nesta quinta-feira, 16, uma turista holandesa morreu durante um fogo cruzado entre pistoleiros e um traficante de drogas brasileiro em um restaurante na cidade de Leticia, no sul da Colômbia, segundo a polícia local.

Dois homens em uma motocicleta estavam armados e mataram a tiros o traficante brasileiro Celso Caldas de Lima. Eles também feriram mais duas pessoas que o acompanhavam, ambos brasileiros, diz o boletim policial.

Durante o atentado, uma mulher holandesa que estava em uma mesa próxima da de Celso ficou ferida e foi levada para o hospital. Depois de ser socorrida, ela acabou falecendo no hospital. Uma autoridade policial disse que ela estava lá por turismo, via G1.

O traficante brasileiro

Celso Caldas de Lima tinha sido preso durante uma operação contra o narcotráfico, na Colômbia, há 5 anos. Ele foi acusado de estabelecer ligações com a maior facção de traficantes da Colômbia, o Clã do Golfo, e a Família do Norte, uma das maiores do Brasil. A Interpol o buscava por homicídio, extorsão e tráfico de drogas. O porquê ele estava livre não foi especificado pela polícia.

Brasil e Colômbia compartilham uma fronteira de floresta de 1.600 quilômetros, que é por onde a cocaína fabricada pelos cartéis colombianos é traficada, de acordo com as autoridades. Com cerca de 143.000 hectares de folhas de coca plantados em 2020, a Colômbia é o maior produtor dessa droga no mundo, segundo a ONU.