Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Em fotos: Restos de foguetes nazistas são encontrado na Inglaterra

Pesquisadores encontraram cerca de 800 quilos de detritos pertencentes aos foguetes V2

Fabio Previdelli Publicado em 11/10/2021, às 16h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cratera de um foguete V2 - Divulgação/ Colin Welch
Cratera de um foguete V2 - Divulgação/ Colin Welch

Pesquisadores descobriram, em um campo no sudoeste de Londres, na Inglaterra, os restos de um foguete V2 que foi disparado pela Alemanha nazista contra o Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. O V2 caiu e explodiu no local antes de atingir seu alvo.  

O achado foi feito pelos irmãos Colin e Sean Welch, que há mais de uma década investigam as regiões londrinas atacadas pelas chamadas “armas de vingança” que foram usadas pelos nazistas. Esta é a sexta grande descoberta da dupla.  

O lançamento de um V2/ Crédito: Domínio Público

Além disso, os Welch também escavaram locais de impacto onde dezenas de bombas V1 caíram — o modelo é percursos das bombas voadoras disparadas da França entre 1944 e 1945, período que o país estava sobre ocupação dos alemães.  

De acordo com matéria publicada pela LiveScience, durante a última escavação da dupla, em uma vila perto de Maidstone, os pesquisadores encontraram cerca de 800 quilos de detritos de metal pertencentes aos V2. Grande parte dos fragmentos era da câmara de combustão do foguete, que explodiu por volta da meia-noite de 14 de fevereiro de 1945.  

Local da escavação/ Crédito: Divulgação/ Colin Welch

Agora um sítio aberto, o local abrigava um pomar quando foi atingido pelo V2. Porém, por sorte, o impacto foi longe o bastante para que ninguém se machucasse, embora uma idosa que ouviu o barulho da queda tenha relatado ter tido sua audição prejudicada, explica Sean ao LiveScience.  

A equipe de buscas ficou por quatro dias, em setembro, usando uma escavadeira mecânica para explorar a cratera da bomba. Agora, eles precisarão de mais 18 meses para conservar o material encontrado antes de catalogá-los e escreverem um relatório arqueológico para os arquivos históricos oficiais do condado. 

Fragmento do V2/ Crédito: Divulgação/ Colin Welch

O primeiro V1 foi lançado em Londres em 13 de junho de 1944 e o V2 em 7 de setembro do mesmo ano, explica a LiveScience. Segundo o Museu Imperial da Guerra de Londres os ataques com os V2 vitimaram cerca de 9 mil civis e militares, enquanto os dois Vergeltungswaffen (“armas de vingança”) da Alemanha juntos mataram até 30 mil pessoas. Veja mais imagens!

Escavações na região/ Crédito: Divulgação/ Colin Welch

Pesquisaodres encontrando um fragmento/ Crédito: Divulgação/ Colin Welch

Fragmento de um V2/ Crédito: Divulgação/ Colin Welch