Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Em imagens: Arqueólogos descobrem bunker nazista em ruínas de forte romano na ilha de Alderney

O esconderijo foi usado pela organização paramilitar SS entre 1940 e 1945 no Canal da Mancha

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 06/09/2021, às 13h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arqueólogo ao lado de bunker nazista em na ilha de Alderney - Divulgação/Facebook/Dig Alderney
Arqueólogo ao lado de bunker nazista em na ilha de Alderney - Divulgação/Facebook/Dig Alderney

Pesquisadores da entidade sem fins lucrativos Dig Alderney foram responsáveis por escavações que revelaram um bunker criado por soldados nazistas durante a Segunda Guerra Mundial na ilha britânica de Alderney, no Canal da Mancha. 

A descoberta aconteceu durante uma investigação feita dentro das ruínas de um antigo forte romano da região, de nome Nunnery. De acordo com o arqueólogo Jason Monaghan, líder das escavações, a construção foi levantada no final do século 4 d.C., com o enfraquecimento do poder dos romanos na Grã-Bretanha. 

Pesquisador escava bunker / Crédito: Divulgação/Facebook/Dig Alderney

Em um artigo publicado no periódico Current Archaeology em 2011, o estudioso aponta que a arquitetura da construção foi feita para a defesa das pessoas que estavam dentro do forte, tendo ameias, parapeitos que possibilitaram a defesa e lançamentos de projéteis e flechas. 

Depois dos romanos, o local foi usado em outros períodos, que foram identificados pelos pesquisadores nessa nova investigação que revelou o uso do forte pelos nazistas entre junho de 1940 e maio de 1945.

Forte romano transformado em bunker nazista / Crédito: Divulgação/Facebook/Dig Alderney

“Exploramos uma série complexa de estruturas pós-romanas. Atrás de Andy [um dos especialistas] está a ‘rampa de armas’, que tem pelo menos 3, talvez 4 fases de desenvolvimento e remonta a antes do século 18”, explicaram os especialistas em uma das publicações feitas no Facebook, anunciando as descobertas.

Monaghan completou ao portal local Bailiwick Express : "Danos às paredes do forte romano foram reparados no final da Idade Média e novos edifícios foram construídos no período Tudor, quando era a casa do governador de Alderney. Outros edifícios foram inseridos no século 18”. 

Esconderijo dos soldados de Hitler / Crédito: Divulgação/Facebook/Dig Alderney

Segundo os especialistas, o local foi transformado em bunker por soldados nazistas da organização paramilitar Schutzstaffel, conhecida como SS, na ocupação considerada a única bem-sucedida do território britânico pela Alemanha durante o conflito mundial.