Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

Em juramento, senadora chama Elizabeth II de 'colonizadora'

A senadora de origem aborígene alterou juramento de cerimônia de posse na Austrália

Redação Publicado em 01/08/2022, às 16h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Senadora Lidia Thorpe durante juramento de cerimônia de posse, na Austrália - Divulgação/Twitter
Senadora Lidia Thorpe durante juramento de cerimônia de posse, na Austrália - Divulgação/Twitter

Lidia Thorpe é uma senadora de origem aborígene — povo indígena nativo australiano — e, durante juramento na cerimônia de posse de seu cargo político, alterou o discurso e se referiu à rainha Elizabeth II como "colonizadora". A fala chocou os parlamentares presentes, e ocorreu na manhã desta segunda-feira, 1°.

Em vídeos que circulam as redes sociais desde o acontecimento, pode-se ver a senadora enquanto caminha até o plenário do Senado para o discurso, com o punho direito erguido — gesto que se refere comumentemente à resistência. Na ocasião, ela é orientada a repetir a frase escrita no cartão com o juramento, mas inclui a palavra "colonizadora" ao se referir à rainha do Reino Unido.

Lidia Thorpe durante ato de resistência aborígene
Lidia Thorpe durante ato de resistência aborígene / Foto por Matt Hrkac pelo Wikimedia Commons

Eu soberana, Lidia Thorpe, juro solene e sinceramente que serei fiel e mantenho verdadeira lealdade à colonizadora sua majestade, a rainha Elizabeth II", discursou Lidia Thorpe.

Após isso, no entanto, ela foi repreendida por outros senadores presentes, e a presidente do Senado pede para que Lidia Thorpe leia novamente e de forma correta o juramento. Então, ela ergue mais uma vez o punho cerrado, e lê o juramento em tom irônico, enquanto é criticada por outras pessoas no momento.

Constituição e resposta

Segundo a Constituição da Austrália, todos os senadores e parlamentares devem jurar lealdade à Coroa britânica e seus sucessores antes de assumir cargos. O costume se deve pelo fato de o país da Oceania fazer parte da Commonwealth e, por isso, ainda ter a rainha Elizabeth II como chefe de Estado, como informado pela UOL.

Após a divulgação do vídeo, ainda, a senadora Lidia Thorpe o compartilhou e comentou em seu Twitter a frase "soberania nunca cedida".


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.