Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Em lago na Polônia, pesquisadores encontram impressionante espada medieval

Além dela, foram descobertos mais 20 artefatos intactos e raros que também datam do século 10

Isabela Barreiros Publicado em 11/08/2020, às 15h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A espada encontrada no fundo do lago Lednica - Divulgação/Universidade Nicolaus Copernicus
A espada encontrada no fundo do lago Lednica - Divulgação/Universidade Nicolaus Copernicus

Desde o século passado, pesquisadores realizam investigações no Lago Lednica, que fica entre as cidades de Poznań e Gniezno, na Polônia. Muitas descobertas já foram feitas no local, mas, nesta semana, eles encontraram algo impressionante: uma espada medieval rara, intacta, no fundo das águas.

Crédito: Divulgação/Universidade Nicolaus Copernicus

Para o chefe do Centro de Arqueologia Subaquática da Universidade Nicolaus Copernicus em Toruń, Andrzej Pydyn “esta é provavelmente a temporada mais rica em doze anos. Não só por causa do número de objetos, mas também por seu valor e pelo contexto em que foram encontrados”.

O item foi decorado com uma cruz e tem uma bainha feita de ouro. "A descoberta mais espetacular desta temporada de pesquisa é a oitava espada encontrada no Lago Lednica, a primeira em 20 anos. Mas também a ponta de lança, machados, incluindo o machado incrustado, provavelmente um dos mais espetaculares encontrados aqui”, disse Pydyn.

Crédito: Divulgação/Universidade Nicolaus Copernicus

Como foi mencionado pelo professor, foram encontrados pelo menos 20 artefatos antigos que datam do mesmo período, por volta do século 10. Pontas de flechas, foices e martelos intactos foram alguns dos destaques. O machado descoberto, por exemplo, estava incrustado com prata.