Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Em março, EUA registra alta histórica de imigrantes vindos do México

Fazia duas décadas que as autoridades norte-americanas não prendiam tantas pessoas tentando cruzar a fronteira

Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 03/04/2021, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Criança escalando o muro que separa os Estados Unidos do México - Wikimedia Commons
Criança escalando o muro que separa os Estados Unidos do México - Wikimedia Commons

Segundo divulgado pela Reuters, via UOL, durante todo o mês de março, os Estados Unidos tiveram uma alta histórica no número de imigrantes vindos do México que tentaram cruzar a fronteira. Com isso, veio o aumento no número de prisões.

Dados divulgados pelas autoridades locais indicam que a polícia norte-americana capturou 170 mil imigrantes latinos no decorrer do mês. Esse é o índice mais alto desde abril de 2000, quando o país prendeu mais de 180 mil pessoas.

Embora a política anti-imigração fosse uma característica do governoTrump, o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ainda não fez muitas modificações nessa área da gestão — de forma que ainda está em vigor uma ordem sanitária estabelecida pelo republicano, chamada Título 42, que barra a entrada de pessoas de outros países por preocupações relativas à Covid-19. 

O Título 42 estipula que imigrantes devem ser deportados imediatamente. A única exceção são as crianças que cruzem a fronteira. Um dos reflexos da brecha da medida são os 19 mil menores de idade desacompanhados que foram capturados em março. 

Atualmente, muitas dessas crianças, mesmo sem responsáveis, estão abrigadas em postos de fronteira e outros locais temporários — que encontram-se lotados — enquanto seus dados são processados pelas autoridades norte-americanas.