Notícias » Espaço

Em pesquisa, cientistas pedem cuidado com contaminações alienígenas

Novo estudo afirma que organismos extraterrestres podem ser transportados para a Terra em expedições espaciais

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 25/11/2021, às 18h00

Imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay / qimono

Em uma nova pesquisa, publicada no dia 17 de novembro, cientistas afirmam que devemos ter cuidado com a contaminação da Terra a partir de organismos de outros planetas, especialmente com o aumento de viagens espaciais e a potencial exploração de diferentes planetas e astros cósmicos.

Segundo os pesquisadores, são raras as chances de que quaisquer organismos sobrevivessem a trajetória de outro planeta até a Terra, sem contar as amostras que são trazidas voluntariamente. Ainda assim, a preocupação é importante, principalmente levando em conta o histórico de espécies invasivas em nosso planeta.

Professor de biologia na Universidade McGill, no Canadá, e principal autor do estudo, Anthony Ricciardi celebrou o número cada vez maior de expedições cósmicas, mas avisou que é fundamental que fiquemos atentos à possibilidade de contaminação biológica, seja de espécies terrestres em outros astros ou o inverso.

A procura por vida além do nosso mundo é uma trajetória interessante que poderá oferecer uma descoberta enorme em um futuro não tão distante. No entanto, com o aumento de missões espaciais (inclusive as que trazem amostras de volta à Terra), é crucial reduzir os riscos de contaminação biológica nas duas direções”, explicou o professor.

As informações são da cobertura do portal de notícias LiveScience. De acordo com Ricciardi, cientistas e astrofísicos devem unir-se para encontrar soluções a possíveis contaminações, que ainda permitam que as explorações aconteçam normalmente.

Comparando com situações de invasão biológica que já foram ou são grandes preocupações aqui na Terra, os autores do estudo explicam que o mesmo cuidado deve ser aplicado nas viagens extraterrestres.

Invasões biológicas foram inúmeras vezes devastadoras para as plantas e animais destes sistemas. Nós argumentamos que planetas e luas, potencialmente contendo vida, devem ser tratados como sistemas insulares", afirmou Ricciardi, por fim.