Notícias » Paleontologia

Em Presidente Prudente, paleontólogos descobrem ovos de crocodilo de 80 milhões de anos

Os ovos fossilizados foram encontrados no sítio paleontológico da cidade e datam da ‘Era dos Dinossauros’

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 12/06/2021, às 11h44

Os ovos fossilizados descobertos no sítio paleontológico de Presidente Prudente
Os ovos fossilizados descobertos no sítio paleontológico de Presidente Prudente - William Roberto Nava

No município de Presidente Prudente, entre o Parque dos Girassóis e o bairro São João, está localizado um impressionante sítio paleontológico. Cientistas do nosso país, da Argentina e até mesmo dos Estados Unidos já foram à região do interior de São Paulo para investigar a história guardada pelo local.

No ano passado, como informou o G1, pesquisadores realizaram estudos em rochas que foram levadas do sítio quando ele estava sendo cercado. O local ainda foi tombado como patrimônio histórico na mesma época a partir de um decreto do município de Presidente Prudente.

Agora, o paleontólogo William Roberto Nava divulgou uma incrível descoberta feita a partir das análises dessas rochas. O especialista divulgou na última semana que cerca de 20 ovos fossilizados de crocodilo foram identificados em fevereiro deste ano.

O paleontólogo William Roberto Nava com a descoberta / Crédito: William Roberto Nava

 

Pesquisadores do Museu de Paleontologia de Marília, em São Paulo, foram responsáveis pela análise das rochas, concluindo que se tratava de uma ninhada de um crocodilo que viveu há 70 milhões ou 80 milhões de anos.

Ainda não foi possível identificar a espécie do crocodilo responsável pelos ossos, mas Nava afirma que a descoberta é muito importante para a história, visto que ela remonta a um período que ficou conhecido como “Era dos Dinossauros”.