Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Em programa da NASA, brasileira de 14 anos mapeia 7 possíveis asteroides

"Sempre fui muito ligada à ciência", disse a catarinense Rosa Maria Miranda

Redação Publicado em 16/02/2022, às 11h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rosa Maria; Ao lado, um dos possíveis asteroides detectados - Divulgação / UFSC
Rosa Maria; Ao lado, um dos possíveis asteroides detectados - Divulgação / UFSC

Rosa Maria Miranda, estudante catarinense de 14 anos, mapeou sete possíveis asteroides durante o programa Astronomical Search Collaboration (IASC) da NASA. A jovem está no nono ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os dados obtidos por Rosa Maria agora deverão ser analisados pelo Minor Planet Center. As detecções poderão ser confirmadas após um longo processo, que pode demorar entre 6 e 10 anos.

De acordo com informações do G1, a catarinense, que desde muito cedo demonstrou interesse por Astronomia, integra o projeto "O Caça Asteroides MCTI", uma parceria entre o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações e a agência espacial norte-americana. 

“Desde criança sempre fui muito ligada à ciência. Comecei a fazer muitos cursos e, inclusive, um dos primeiros foi um de Astronomia e Astronáutica da UFSC, um curso de extensão. Depois, fiz Astrofísica Geral e passei a me envolver em um monte de projetos”, declarou a estudante.