Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

Em razão do caos no Afeganistão, Índia lança visto eletrônico de emergência para refugiados

O governo indiano estaria preocupado principalmente com as minorias hindu e sikh que vivem no país tomado pelo Talibã

Redação Publicado em 18/08/2021, às 09h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulher afegã com seus filhos em Cabul - Getty Images
Mulher afegã com seus filhos em Cabul - Getty Images

Com o caos instaurado no Afeganistão nos últimos dias, a Índia decidiu lançar um visto eletrônico de emergência para aqueles que quiserem se refugiar no país.

Segundo o UOL, a ideia é facilitar e agilizar o processamento dos pedidos enviados por afegãos a Nova Déli, em especial das comunidades sikh e hindu.

O portal de notícias informou que, agora, aqueles que estiverem fugindo do Talibã e quiserem buscar ajuda na Índia, podem solicitar um visto chamado X-Misc de maneira online. Conforme o governo indiano, essas autorizações terão a validade de seis meses. Não estão claros, no entanto, os critérios para tal concessão.

Além disso, o país não oferece a possibilidade de solicitação de asilo e, por esse motivo, possíveis revisões deverão ser realizadas individualmente, com o auxílio de agências de segurança. 

Nos últimos dias, autoridades indianas expressaram uma preocupação maior com as minorias hindu e sikh, que estariam com suas vidas ameaçadas pelo fundamentalismo do Talibã.

Acusado de distinguir as pessoas pela religião, o governo declarou, em sua defesa, que não utilizaria este critério para conceder os vistos, que somente nas últimas duas semanas, chegaram a 4.600.