Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crimes

Em Santa Catarina, polícia é acionada após homem pendurar suástica em sua janela

O cidadão foi indiciado e levado à delegacia aos gritos, em que defendia seu direito de defender a ideologia homicida de Hitler

Jorosteu Matraga Publicado em 24/01/2020, às 12h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O material neonazista apreendido em São José - Divulgação/Polícia Civil de Santa Catarina
O material neonazista apreendido em São José - Divulgação/Polícia Civil de Santa Catarina

Um cidadão paulistano foi indiciado na última quinta-feira, 23, por apologia ao nazismo pela Polícia Civil de Santa Catarina após pendurar uma a suástica na janela de seu apartamento em São José. O homem, de 55 anos, simulou a bandeira do Reich com o símbolo numa camiseta vermelha.

A denúncia veio de alguns vizinhos que, ao verem o símbolo nazista, denunciaram à polícia. Quando as autoridades chegaram, foram recebidos aos berros: “Ele gritou com os policiais e disse que estava exercendo seu direito de expressão e que se declarava nazista”, relatou o delegado Deonir Moreira Trindade à Folha de São Paulo.

O ocorrido ocorreu dois dias após membro do governo parafrasear discurso de Goebbels em rede nacional / Crédito: Divulgação

O homem foi levado à delegacia após o mandato de prisão. A atitude viola o artigo 20, parágrafo primeiro, da Lei 7716/89, que proíbe o uso ou exibição de símbolos nazistas. Em uma busca na casa, foram apreendidos livros de temática nazista (como o Mein Kampf, de Adolf Hitler), camisetas pró-nazismo, pendrives e notebooks.

“Assegurei o direito de silêncio, mas ele resolveu contar sua versão. Deu para perceber um ódio no discurso dele. Ele contou que era sócio de um estabelecimento em São Paulo, que teve prejuízo por causa do sócio, que seria judeu. Demonstrou ódio, mas não só contra judeus, como contra os policiais”, comentou o delegado. O homem se encontra em liberdade provisória.


+ Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial:

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/2NK0OJo

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Ql4W4i

Memórias da Segunda Guerra, de Winston Churchill (2015) - https://amzn.to/2CL3UXg

A Segunda Guerra Mundial: Histórias e Estratégias, de Philippe Masson (2010) - https://amzn.to/34WmOqe

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.