Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Em seu Instagram, Vera Fischer lamenta falta de diversidade no Miss Brasil de 1969

"Naquele concurso não havia nenhuma mulher preta brasileira", escreveu a atriz que levou a coroa para casa

Alana Sousa Publicado em 17/05/2021, às 11h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vera Fishcer em entrevista no programa O Mundo Pós-Pandemia - Divulgação/Youtube/CNN Brasil/17/07/2020
Vera Fishcer em entrevista no programa O Mundo Pós-Pandemia - Divulgação/Youtube/CNN Brasil/17/07/2020

Em suas redes sociais, a atriz brasileira Vera Fischer publicou uma foto dos bastidores da extinta TV Tupi, em 1971, na qual ela fazia parte do programa de Flávio Cavalcanti. A imagem traz a artista de maiô, ainda em estilo preto e branco.

Na legenda, Fischer aproveitou para relembrar do concurso Miss Brasil, de 1969, na qual participou e levou a coroa para casa. “[...] O título de Miss Brasil que foi uma ponte para minha realização profissional e a construção da minha carreira como Atriz”, escreveu.

No entanto, além de lembrar o passado, a atriz trouxe uma importante reflexão sobre os concursos daquela época e como não havia diversidade ou representatividade, já que eles eram compostos majoritariamente por mulheres brancas. Fischer utilizou sua plataforma para enfatizar a comemoração de quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, marcando o ‘fim’ da escravidão.

“Amo muito o meu título e sou muito grata por todo reconhecimento e carinho advindo dele, mas naquele concurso não havia NENHUMA mulher preta Brasileira. Hoje, 52 anos depois, dia em que se comemora a pseudo abolição da escravatura no nosso país, ainda faltam mulheres pretas nos concursos de beleza, no jornalismo, na política e nos elencos da TV. Não tá passando da hora não gente? Pega a Visão!”.