Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Em shopping de Caruaru, jovem é abordado ao usar suástica amarrada no braço

Vídeo mostra o exato momento em que o rapaz é repreendido

Redação Publicado em 17/06/2021, às 22h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O momento da abordagem - Divulgação/Vídeo/Twitter
O momento da abordagem - Divulgação/Vídeo/Twitter

Em pleno século 21, um shopping localizado em Caruaru, Pernambuco, foi alvo de um deplorável episódio nesta quinta-feira, 17. Um jovem adentrou o local com uma suástica amarrada no braço esquerdo.

Causando incomodo, o rapaz acabou sendo abordado por seguranças. Trajando o símbolo por cima de uma blusa de manga longa na cor preta, um vídeo capturou o exato momento da abordagem.

Divulgação/Vídeo/Twitter

Sem nem pensar duas vezes, o jovem responde: "É a minha liberdade", no momento em que é abordado. Ao fundo, é possível ouvir uma voz que diz 'Não sabe nem que mer*a (suástica) é essa'.  

Ainda não identificado, ele não foi alvo de um boletim de ocorrência pelo shopping, como relata o G1.

Comunicado do shopping

Através das redes sociais, o shopping se manifestou sobre o episódio.

"O Shopping Difusora informa que, na manhã de hoje, 17/06, um jovem não identificado, foi visto, através do sistema de segurança, com símbolo da suástica na manga do casaco. No momento em que os seguranças do Shopping identificaram o símbolo, iniciaram o procedimento de abordagem e contato com as autoridades competentes para fossem tomadas as providências legais. Neste momento o mesmo deixou o local. O Shopping ressalta ainda que repudia toda e qualquer manifestação de apologia ao nazismo", diz a nota.

A lei Lei 7.716/1989 é clara quanto ao uso de material nazista: "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular, símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena - reclusão de dois a cinco anos e multa".