Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Em vala comum, 20 esqueletos empilhados são encontrados na Holanda

Os analistas dataram os restos mortais como possivelmente advindos entre o final da Idade Média e o século 18

Giovanna de Matteo Publicado em 26/11/2020, às 11h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esqueleto encontrado na Holanda em sepultura coletiva - Divulgação/The Sample 2020
Esqueleto encontrado na Holanda em sepultura coletiva - Divulgação/The Sample 2020

Trabalhadores que escavavam um fosso da cidade de Vianen, na Holanda, descobriram uma vala comum com 20 esqueletos. Os analistas dataram os restos mortais como possivelmente advindos entre o final da Idade Média e o século 18.

A maioria das ossadas encontradas foram identificadas como sendo de homens de 15 a 30 anos. Junto com os esqueletos, que se encontravam empilhados uns aos outros, foram coletados diversos pregos enferrujados, o que pode indicar que essas pessoas foram enterradas inicialmente em um grande caixão de madeira.

A área onde os corpos foram descobertos se situa fora do castelo Batestein. Os arqueólogos que estão trabalhando no local acreditam que podem ter sido enterrados muito mais pessoas ao redor do território. 

Arqueólogos trabalham na expedição em Vianen. / Crédito: Divulgação/The Sample 2020

A primeira descoberta foi feita na última sexta-feira, 20, quando foram achados nove esqueletos. Entretanto, os pesquisadores voltaram ao local na segunda-feira, 23, e encontratam mais 11 ossadas.

A arqueóloga Christa Hendriksen contou ao Teller Report que ficou "surpresa" com o achado, e que achou curioso o fato dos corpos estarem empilhados. Durante a expedição, a equipe não encontrou nenhum artefato ou pertences, o que poderia indicar que a causa das mortes pode ter sido um combate que resultou no assassinato em massa. 

“Não há dúvida de que há mais. O tamanho ainda não é conhecido. É por isso que uma área ainda maior está sendo investigada ', afirmou Hendriksen.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W