Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Embarcação da Segunda Guerra Mundial é descoberta

A lancha de desembarque foi encontrada na costa do País de Gales e provavelmente afundou em janeiro de 1943

Isabela Barreiros Publicado em 12/06/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Visão aérea dos destroços - Universidade de Bournemouth
Visão aérea dos destroços - Universidade de Bournemouth

Pesquisadores da Universidade de Bournemouth e da Universidade de Bangor fizeram uma descoberta impressionante que remonta ao período da Segunda Guerra Mundial. Embora se acreditasse que a lancha de desembarque tivesse afundado próxima a Ilha de Man, ela foi encontrada na costa do País de Gales e surpreendeu os especialistas.

Os destroços ocupam uma grande área, entre 58m de comprimento e 10m de largura. Além disso, os especialistas perceberam que ela estava dividida em duas metades, que estão a 130m de distância uma da outra, no fundo do mar.

Devido a essas dimensões e também por conta da aparência dos dados do sonar, o estudo indicou que a descoberta possivelmente se tratava de um LCT (tanque de desembarque). Ele seria responsável por aterrar veículos blindados durante operações anfíbias. Depois de uma investigação de arquivo, concluíram que se tratava do LCT 326, que afundou no dia 31 de janeiro de 1943.

Não se sabe ainda ao certo o que causou o afundamento da embarcação. É possível que tenha sido consequência de condições adversas de clima, como uma tempestade, ou ainda explosão ou colisão com minas.