Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Aviação

Embraer apresenta e realiza voo teste com carro voador elétrico em SP

O projeto 'eVTOL' é desenvolvido em parceria com a Eve Air Mobility e pode ser completamente autônomo

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 29/03/2021, às 10h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Projeto de carro voador em projeção simulada - Divulgação / Eve
Projeto de carro voador em projeção simulada - Divulgação / Eve

Pela primeira vez no país, a Embraer apresentou um projeto de carro voador movido a eletricidade na sede da empresa em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, chegando a realizar uma decolagem de testes na tarde da última quarta-feira, 24.

As informações, repercutidas pelo site da Perfil Brasil, parceiro da Aventuras na História, revelam que a confecção faz parte da Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc. (Eve), uma empresa criada para desenvolver um ecossistema de mobilidade aérea urbana.

De maneira acessível e cada vez mais popular, a Eve está criando uma série de iniciativas para preparar o mercado e normas regulamentadoras — como certificações de veículos, locais de pouso e soluções para o tráfego aéreo.

Apesar de realizar um voo teste, o protótipo que decolou foi formulado em tamanho reduzido, apenas para apresentação, e possui o codinome ‘eVTOL’, contando com dez hélices; oito estão dispostas horizontalmente e duas controlam o ângulo verticalmente, se assemelhando a um drone de uso profissional em grande escala.

Apesar de estar sendo projetado para receber um piloto, o projeto tem interesse em criar um sistema autônomo que permita a criação de trajetórias sem a necessidade humana.