Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Embrião de dinossauro é encontrado em ovo fossilizado

O achado, que se mostrou extremamente valioso para os cientistas, havia permanecido esquecido durante anos

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 21/12/2021, às 19h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração representando o embrião fossilizado - Divulgação/ Lida Xing
Ilustração representando o embrião fossilizado - Divulgação/ Lida Xing

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Geociências da China publicou nesta terça-feira, 21, um artigo descrevendo suas análises de um impressionante ovo de dinossauro fossilizado. 

O grande diferencial do item é que ele ainda carrega, dentro de si, um embrião surpreendentemente preservado. O pequeno ser, que foi batizado de "Baby Yingliang", é um terópode oviraptorídeo, que é um primo distante das aves. 

O estudo, que foi publicado na revista iScience, afirma que a descoberta ajudou os cientistas a identificarem uma nova posição embrionária: o dinossauro não nascido possui a cabeça encostada contra o ventre, com as pernas e braços nas laterais do corpo. 

Fotografia do fóssil encontrado / Divulgação/ Xing et al

Essa é uma postura que lembra muito aquela adotada por embriões de pássaros quando estão próximos do momento de chocarem seus ovos. Ela nunca havia sido observada antes em dinossauros não-aviários. 

O próximo passo da pesquisa será fazer uma descrição mais detalhada da anatomia do pequeno ser.