Notícias » Espaço

Empresa pretende criar perfume com fragrância do Espaço

Projeto que já arrecadou mais de 285 mil dólares conta com a participação de um ex-cientista da NASA e usará informações relatadas por astronautas

Fabio Previdelli Publicado em 04/07/2020, às 14h00

Empresa pretende criar perfume com fragrância do Espaço
Empresa pretende criar perfume com fragrância do Espaço - Divulgação/ Kickstarter

Se você já se perguntou como deve ser o cheiro do espaço, saiba que em breve essa resposta pode estar mais acessível do que se imagina. Tudo porque um novo projeto do Kickstarter, que conta com a ajuda de um ex-cientista da NASA, tem como objetivo desenvolver um novo perfume com a fragrância do espaço.

De acordo com Matt Richmond, gerente de produtos da Eau de Space, nome dado ao perfume, o odor foi desenvolvido pelo químico Steve Pearce, que trabalhou anteriormente na Nasa, em 2008, recriando o cheiro do espaço para ajudar a deixar o treinamento de futuros astronautas ainda mais realista, com uma experiência sensorial mais completa.

Astronautas que já estiveram no espaço descreveram o aroma como se fosse uma mistura de bife queimado com metal quente. “A melhor descrição que posso apresentar é metálica; uma agradável sensação metálica doce”, explicou Don Pettit, ex-oficial da Estação Espacial Internacional (ISS), em uma publicação em um blog, em 2003.

Outros odores que foram sentidos por lá incluem o da poeira lunar, que é semelhante a pólvora gasta, e o de uma nuvem com fragrância de “framboesa e rum”, que é causado pela presença do formiato de etila.

O cheiro permaneceu em segredo por anos, sendo só revelado recentemente graças a Lei de Liberdade de Informação. Assim, a receita foi repassada a Richmond que tenta angariar fundos para o empreendimento. Até o momento o projeto já conseguiu mais de 285 mil dólares.