Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Encantamento de 2.800 anos ensina a se livrar da dor de uma picada

Encontrado no Iraque, o documento em aramaico é o mais antigo texto de magia da história

Mariana Ribas Publicado em 21/12/2018, às 12h07 - Atualizado às 13h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entenda - Getty Images
Entenda - Getty Images

Uma placa de pedra marcada com inscrições em aramaico ensina a se livrar de um "devorador que produz fogo". O texto, encontrado num edifício que prossivelmente funcionava como um santuário em Zincirli, no Iraque, foi descoberto em agosto de 2017. O conteúdo foi analizado por dois pesquisadores especialistas no idioma, Madadh Richey e Dennis Pardee, da Universidade de Chicago. Trata-se do mais antigo texto de magia conhecido.

O autor se chamava Rahim, filho de Shadadan. Seu texto ensina a se livrar do ataque de um ser que ele chama de Devorador, que possivelmente era um escorpião ou algum inseto que pica.

EncantamentoReprodução/Roberto Ceccacci

Segundo Richley, o sangue do próprio devorador era utilizado para produzir uma magia capaz de tratar a vítima de uma picada, que certamente estava se sentindo como se estivesse pegando fogo por dentro. Não fica claro no texto se o sangue era espalhado pelo corpo, ou se era feita uma poção para que a vítima a ingerisse.

A escrita foi datada por volta de 850 e 800 a.C.. Mas, segundo a co-diretora da expedição, a arqueóloga alemã Virginia Herrmann, o prédio em que a placa foi encontrada data no século 8 e 7 a.C. - ou seja, um século depois. O fato levanta a possibilidade de que o texto tenha sido retirado do local original e colocado no novo santuário. Sinal de que o encantamento era considerado importante.

“Acompanhando o texto tem ilustrações de várias criaturas, incluindo o que parece ser uma centopéia, um escorpião e um peixe”, afirmam Richley e Pardee.

EncantamentoReprodução/Roberto Ceccacci

Segundo Herrmann, a equipe de pesquisadores foi atacada por escopiões no local, indicando uma maior possibilidade de que realmente fossem escorpiões os tais devoradores da história contada no encantamento.

No local, foram encontrados também outros objetos, como uma estatueta de um leão feita de pedra negra e com olhos vermelhos. O objeto é datado do século 9 ou 10 a.C., mais um sinal de que o edifício foi construído para reunir objetos mágicos mais antigos.